top of page

Dependência emocional

  • Foto do escritor: elaine oliveira
    elaine oliveira
  • 8 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jan. de 2023

Quando a sua felicidade começa a depender de qualquer outra pessoa, realização ou resultado – ou uma combinação destes – é possível que você seja emocionalmente dependente.


Não é algo simples de se enfrentar, mas deve ser encarado como um desafio necessário para levar uma vida mais leve e saudável, afirmam os psicólogos.


O que é dependência emocional?


Dependência emocional é quando um indivíduo permite que outros afetem seus sentimentos e emoções e passa a depender destes para sentir-se feliz. Isso impacta negativamente a autoestima, uma vez que a formação dela depende de terceiros.


A Associação de Saúde Mental da América define a dependência emocional como “uma condição emocional e comportamental que afeta a capacidade de um indivíduo de ter um relacionamento mutualmente saudável e satisfatório”.


A dependência emocional é um transtorno caracterizado por comportamentos aditivos em relacionamentos amorosos. Entretanto, ainda há debate se esta dependência seria considerada uma patologia, como denominá-la e quais sintomas a definiriam. Assim, o presente estudo visa realizar uma avaliação sistemática da literatura acerca do tema, revisando artigos anexados nas bases de dados Scielo, Portal de Periódico CAPES e Google Acadêmico, publicados entre 2000 e 2014. Após uma análise criteriosa, foram selecionados 20 estudos. Os resultados mostraram que a dependência emocional é definida como um transtorno aditivo, no qual o indivíduo necessita do outro para manter seu equilíbrio emocional. Sua etiologia está relacionada ao desenvolvimento do apego na infância, além de fatores culturais e filogenéticos. Os tratamentos indicados são: terapia individual, terapia grupal, grupos de apoio e livros de autoajuda. Algumas inconsistências entre os estudos são discutidas, apontando a necessidade de mais estudos na área a fim de elucidar estas questões.


De acordo com os estudos realizados,dependência emocional é definida como um transtorno aditivo, no qual o indivíduo necessita do outro para manter seu equilíbrio emocional. Sua etiologia está relacionada ao desenvolvimento do apego na infância, além de fatores culturais e filogenéticos.


Mas, quando eles se tornam um sofrimento, para nós, e mudam nossa rotina funcional para uma disfuncional temos, aí o amor patológico, espécie de comportamento incontrolável, caracterizado por cuidado e atenção repetitivos e descontrolados ao parceiro em um relacionamento amoroso, negligenciando as próprias necessidades.


Amar não é depender, não é sofrer, não é trazer para o cotidiano da pessoa que ama a dor e desespero.


A cada dia observamos em nossos consultórios amores dependentes, amores depressivos ou, até mesmo como consequência de tudo isso a falta dele e uma busca desesperadora por compreender os motivos de não terem vivido esta sensação na tenra infância. E sempre surge no setting analítico o porquê, ao longo da trajetória deste individuo, não ter tido a possibilidade de construir um vínculo com a principal figura de apego. Mas o que é apegar-se?


A busca pelo afeto

Nada mais do que a busca incessante pela atenção, pela aprovação dos seus pares. Apegar-se seria a própria busca pelo afeto, pelo carinho e pela segurança que este adulto presenciou lá atrás, em sua relação com a mãe onde o seu mundo e da sua genitora era um só, era ele e seu porto seguro. Nesta relação mãe-filho, a criança sentia e recebia todo este carinho e todas as suas necessidades imediatas, ali, no seio da sua genitora eram atendidas, ou seja, não existia o vácuo, o vazio, não existia a falta.


ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Falando abertamente sobre o suicídio

Suicídio (Prevenção) O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

12 997084606

©2023 por Psicóloga Elaine Cristina. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page